Não... Não importa! De verdade, eu não ligo! É o mesmo que ouvir uma goteira por muito tempo: te incomoda, te tira o sono, te faz enlouquecer por alguns momentos mas, você acaba se acostumando. A influência do mundo, a pressão sob minhas próprias vontades, o meu 'eu' sendo burlado e transformado em uma mercadoria... Ah, a vida! Essa é a vida! É existir e não existir. É ser e não ser. Eis a questão: o que se pode fazer? Busco um alívio, uma válvula de escape e alguma diversão... Tenho liberdade sim, tenho! E minha distração se resume em fazer sempre as mesmas coisas,(trocar de poleiro), ter sempre as mesmas esperanças,( conseguir fujir), as mesmas blasfêmias, (quem me prendeu? Ainda me livro dele!), vejo o mundo ao meu redor, rodando, passando, crescendo, me influenciando, (canta passarinho, canta! - e eu canto-) os mesmos medos e angústias,( " o gato não consegue pular até aqui, não é?"), inveja dos meus semelhantes, ( eu queria voar como ele voa...) tenho minha liberdade limitada, minha intimidade observada, minha alegria triste... E ainda tenho que cantar todas as manhãs quando o sol aparece. Não posso deixar de fazer o meu papel, o que iriam pensar de mim? Iriam me humilhar. Tenho uma postura a honrar, um canto ensaiado a cantar, uma rota de vôo entre meus poleiros a executar. Esse é o meu trabalho. Seria prazeroso se eu tivesse outra escolha. Mas, não tenho do que resmungar afinal, recebo umas sementes todos os dias. Tive que me contentar.
Por que você está com dó de mim enquanto lê isso? Ah meu caro(a), não... Não tenha dó de mim, você passa pelo mesmo que eu. A diferença, é que humanos geralmente não dão o braço a torcer. Sua liberdade é limitada, suas distrações são sempre as mesmas, você tem sempre as mesmas esperanças (ou nenhuma),vive blasfemando, se vingando, o mu ndo gira, passa, cresce, te influencia e, você faz o que te mandam fazer, tem medo? Medo de que? Você tem inveja que eu sei, dos seus semelhantes que se acham diferentes, da riqueza sem esforço, do vôo fácil dos outros...E desculpe, mas não pode agir diferente, você tem que acordar todos as manhãs quando o sol aparece, não pode deixar de fazer o seu papel (seja ele qual for), o que iriam pensar de você? Iriam te humilhar! Tem uma postura a honrar, uma rotina ensaiada a cumprir, um trabalho importante a executar. Seria mesmo prazeroso se você tivesse outra escolha mas, contente-se, você recebe todo final de mês suas sementes...
(desculpas aos otimistas.)
[ todos os textos postados aqui são de autoria minha.]
Priscilla,
ResponderExcluirGostei demais do texto... Realmente, somos prisioneiros de estruturas invisíveis, homens e mulheres-pássaros enclausurados em gaiolas que limitam o horizonte, a visão do outro, a visão de nós mesmo!
Vamos continuar dando forma e tom às nossas angústias!
Rafael